Objetivos
O Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais da UNIP tem por objetivo capacitar o aluno, por meio de uma visão abrangente e integrada de gestão de negócios para pequenas e médias empresas, a analisar a dinâmica do ambiente de negócios e seus efeitos na estratégia e competitividade empresariais, bem como para a compreensão de conceitos essenciais, princípios, técnicas e processos dos modelos modernos de gestão no âmbito dessas organizações, sejam elas de comércio, indústria ou de serviços, públicas ou privadas.
Mercado de Trabalho
Atividades Principais
Analisar os cenários das pequenas e médias empresas.
Ler, interpretar e articular dados e informações que dêem suporte aos processos decisórios.
Conceber, executar, avaliar resultados e aperfeiçoar projetos, considerando o mercado e a legislação a que estão subordinadas as pequenas e médias empresas.
Definir orçamentos e forma de publicidade que possam atingir a clientela dessas empresas.
Supervisionar os lançamentos de dados financeiros e contábeis da empresa.
Orientar o negócio pelo e para o “cliente” das pequenas e médias empresas.
Avaliar níveis de concorrência para definição de estratégias de comercialização de produtos ou serviços.
Analisar dados estatísticos sobre o segmento de pequenas e médias empresas para formulação de diagnósticos sobre crescimento de uma determinada empresa.
Definir e controlar equipes de trabalho.
Criar diferenciais competitivos para a organização.
Mercado de Trabalho
Gerente de Empresas
Analista de Negócios
Supervisor de Operações de Distribuição e Logística
Analista de Resultados
Analista de Mercado e de Projetos
Grade Curricular
Grade Curricular
DISCIPLINAS | CARGA HORÁRIA |
---|---|
Administração de Produção e Operaçoes | 60 |
Atividades Complementares | 120 |
Atuação Junto ao Idoso – Optativa | 20 |
Comunicação Empresarial | 60 |
Contabilidade | 60 |
Criatividade e Inovação | 30 |
Desenvolvimento de Recursos Humanos | 60 |
Desenvolvimento Sustentável | 30 |
Dinâmica das Relaçoes Interpessoais | 30 |
Direitos Humanos – Optativa | 20 |
Economia e Mercado | 60 |
Educação Ambiental – Optativa | 20 |
Estatística Aplicada | 30 |
Estudos Disciplinares | 120 |
Ética e Legislação: Trabalhista e Empresarial | 60 |
Fundamentos da Administração | 60 |
Fundamentos da Gestão Financeira | 60 |
Gerenciamento de Serviços | 60 |
Gerenciamento de Sistemas de Informação | 60 |
Introdução à Educação a Distância | 20 |
Língua Brasileira de Sinais (Libras) – Optativa | 20 |
Logística Integrada | 60 |
Marketing | 60 |
Marketing de Varejo e Negociação | 60 |
Marketing Pessoal – Optativa | 20 |
Matemática Aplicada | 30 |
Matemática Financeira | 30 |
Planejamento Estratégico | 60 |
Plano de Negócios | 30 |
Projeto Integrado Multidisciplinar | 400 |
Recursos Materiais e Patrimoniais | 60 |
Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência – Optativa | 20 |
Sistemática de Importação e Exportação | 60 |
Técnicas de Informática | 30 |
Carga Horária Total | 1.880 horas |
Coordenador: Marcelo Marcondes de Mello
Observação: O detalhamento do PPC está à disposição nos polos de apoio presencial.
Processo Seletivo
Datas e horários da prova: A prova acontece conforme as datas e horários disponibilizados pelos polos de apoio presencial.
Local: Deverá ser realizada no polo de apoio presencial escolhido pelo candidato, com agendamento prévio. O candidato deverá comparecer ao local indicado com, pelo menos, meia hora de antecedência.
Duração: Mínima de uma hora e máxima de duas horas.
Resultado: Será divulgado em nosso site 48 horas após a realização da prova.
Taxa de inscrição: R$30,00.
Matrícula
Prazo e local: As matrículas dos candidatos classificados serão feitas pelo site www.unip.br/ead. O candidato convocado que não efetuar sua matrícula no prazo estipulado só poderá matricular-se posteriormente, a critério da UNIP, desde que haja vagas. A critério dos Conselhos Superiores da Universidade, a renovação da matrícula do aluno poderá ser determinada para um polo de apoio presencial diferente daquele frequentado no semestre anterior.
Documentação necessária:
No ato da matrícula, o candidato classificado deverá entregar na secretaria do polo de apoio presencial:
• Requerimento de Matrícula e Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, devidamente assinados;
• 1 (uma) foto 3 x 4 recente;
• 1 (uma) cópia autenticada e legível dos seguintes documentos:
• histórico escolar do ensino médio ou equivalente;
• certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente;
• certidão de nascimento ou casamento;
• cédula de identidade (com emissao de até 10 anos);
• título de eleitor;
• prova de quitação do serviço militar;
• cadastro de pessoa física (CPF) do aluno ou, se o aluno for menor de 18 anos, do pai (ou responsável);
• comprovante de residência.