PERGUNTAS E RESPOSTAS MAIS COMUNS

O que é UNIP EaD?

É o sistema de Educação a Distância da UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA, uma instituição de ensino com mais de 30 anos de existência, com sede em São Paulo e atuação em todo o Brasil. Reconhecida pela excelência dos serviços que presta, a UNIP é uma das mais conceituadas instituições de ensino da atualidade.

Existe alguma lei que regulamenta a Educação a Distância?

Sim. A legislação brasileira sobre EaD é composta, além da constituição, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, resoluções, portarias e normas do Ministério da Educação e das Secretarias Estaduais de Educação. No site do MEC poderão ser encontradas mais informações.

A UNIP está credenciada a oferecer cursos na modalidade EaD?

Sim. A UNIP está devidamente credenciada pelo MEC para ofertar cursos a distância, conforme as seguintes portarias: Cursos Superiores a Distância – Portaria Nº. 3.633, de 9 de novembro de 2004; Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu a Distância – Portaria Nº. 3.475, de 22 de outubro de 2004.

Qual a exigência para participar do processo seletivo para os cursos de graduação da UNIP EaD?

Qualquer pessoa que tenha concluído o ensino médio (2º grau) está apta a participar do processo seletivo para ingresso no curso de graduação.

Qual a exigência para participar do processo seletivo para os cursos de pós-graduação da UNIP EaD?

Qualquer pessoa que tenha concluído algum curso superior está apta a participar do processo seletivo para ingresso no curso de pós-graduação.

Como é o diploma dos alunos formados pela UNIP EaD?

Os alunos que concluírem os cursos da UNIP EaD receberão o mesmo diploma dos alunos formados em cursos presenciais.

Posso fazer Pós-Graduação depois de diplomado pela graduação da UNIP EaD?

Sim. O diploma de graduação da UNIP EaD tem a mesma validade de um curso presencial e possibilita fazer a Pós-Graduação Lato Sensu (especialização) ou Stricto Sensu (mestrado e doutorado).

A monografia é obrigatória para os cursos de Pós-Graduação? Deverá ser apresentada?

Sim. Serão obrigatórias a entrega do trabalho por escrito e apresentação para a banca examinadora em seu polo de matrícula.

Em qual local a documentação de matrícula deverá ser entregue?

No polo em que o aluno está matriculado.

Quais os canais de atendimento ao aluno?

O aluno tem as seguintes opções de canais de atendimento:

• Atendimento no polo em que está matriculado;
• Atendimento por telefone: 0800-010-9000;
• Atendimento pelo Central de atendimento: http://atendimento.unip.br/Alunos
• Atendimento pela Secretaria Virtual: http://www.unip.br/ead/

O que é um polo?

É o local onde o aluno realizará suas atividades de tutoria presencial, biblioteca, tele aulas, avaliação (provas, exames, etc.), receberá atendimento, entregará os documentos. No polo, o aluno poderá utilizar toda a infraestrutura tecnológica para contato com a Instituição.

O que é um tutor?

O tutor é um profissional que atua sanando as dúvidas dos alunos, identificando suas dificuldades e mediando todo o processo de aprendizagem. Há dois tipos de tutores: tutor a distância, atende por telefone ou pela central de Atendimento, e tutor presencial, atende no polo em horários pré-determinados.

O que é um chat?

É uma ferramenta, disponível em seu polo de matrícula, que possibilita diálogos em tempo real. O chat é utilizado como ferramenta de suporte à aprendizagem a distância e é realizado conforme cronograma de seu curso.

O que é um fórum?

É uma ferramenta, disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem, que possibilita discussões coletivas.

Onde as atividades presenciais serão realizadas?

Algumas atividades como palestras, aulas inaugurais e demais atividades programadas, entre elas as avaliações, são obrigatoriamente presenciais e serão realizadas no polo em que o aluno está matriculado, de acordo com data e horário previamente estabelecidos no calendário acadêmico.

Como será computada a frequência?

A frequência dos alunos será computada levando-se em consideração a presença nos encontros presenciais obrigatórios (quando houver) e a realização das atividades propostas no ambiente acadêmico. Para aprovação, além de obtenção da média final mínima, o aluno deve ter 75% de presença na disciplina.

Quando o aluno pode acessar o site para realizar as atividades e fazer os exercícios?

A qualquer hora, porém, obedecendo o cronograma estabelecido em seu calendário para a realização das atividades.

Como eu verifico o calendário das disciplinas que irei cursar?

O calendário das principais atividades das disciplinas está disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Para consultá-lo, o aluno deverá efetuar o login no AVA -> Conteúdos Acadêmicos -> Calendário Acadêmico (lateral direita) -> selecionar o país -> selecionar a turma desejada -> selecionar o curso.

Como funciona o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)?

O AVA é o ambiente de estudo em que o aluno deverá responder a questionários, acessar fóruns, secretaria virtual, enviar chamados aos tutores e ter acesso a todos os serviços oferecidos pela instituição.
Para efetuar o login, o aluno deverá acessar o site http://www.unip.br/ead e, na área do aluno, informar seu RA e senha.

No menu Informações Gerais, existe o vídeo Primeiros Passos – Explorando o AVA, orientando o aluno na utilização do ambiente virtual de aprendizagem.

Como entro em contato com o coordenador do meu curso?

Para entrar em contato com o coordenador do curso, o aluno deverá abrir uma solicitação através da Central de Atendimento: http://atendimento.unip.br/Alunos. A nova solicitação deverá ser aberta no item Pedagógico.

O que é Secretaria Virtual?

A Secretaria Virtual é um ambiente que permite acesso às informações acadêmicas e financeiras, solicitação e consulta de serviços. O aluno pode consultar uma apresentação sobre a Secretaria Virtual em: http://www.unip.br/ead/Servicos/apresentacao_secretaria_virtual

Onde eu vejo minhas notas e faltas?

As notas e faltas podem ser consultadas na Secretaria virtual.

Como funcionam as avaliações?

A apuração do rendimento escolar é feita por disciplina e é avaliado por meio de verificações parciais e exames. Essa apuração envolve simultaneamente aspectos de frequência e aproveitamento escolar. A avaliação nas disciplinas será obtida por meio de provas ou outros, em conformidade com o respectivo plano de ensino.

Como são calculadas as médias?

Para verificar como as médias são calculadas, o aluno deverá acessar o Regimento Geral e o Manual de Informações Acadêmicas que está disponibilizado na Secretaria Virtual -> menu Principal.

O que são as Atividades Complementares?

Atividades complementares são atividades extracurriculares que possibilitam ao aluno adquirir conhecimentos de interesse para sua formação pessoal e profissional. São obrigatórias para todos os cursos de graduação.

Como funcionam os estágios?

O estágio, quando obrigatório, deverá ser realizado em instituições conveniadas com a Universidade e sua carga horária varia de acordo com o curso.

Como imprimir os boletos para pagamento das mensalidades?

O aluno deve emitir o boleto mensalmente através da Secretaria Virtual (http://www.unip.br/ead/) -> menu Financeiro -> Impressão de boletos.

 

Como faço para consultar o meu contrato?

Todos os contratos do aluno ficam disponíveis para consulta na Secretaria Virtual.

Quais os meios de pagamento?

Os pagamentos podem ser realizados através de boleto bancário e cartão de crédito.

Como faço para negociar mensalidades em atraso?

Através da Secretaria Virtual o aluno poderá realizar um acordo para quitar mensalidades em atraso.
Maiores detalhes sobre a realização de acordos podem ser obtidos na Secretaria Virtual -> menu Principal -> Orientação Acordo Online.

Como saber os valores dos cursos?

Os valores podem ser consultados em http://www.unip.br/ead/mensalidade.

Os boletos de mensalidades são enviados via correio ou e-mail?

Não. Os boletos ficam disponíveis na Secretaria Virtual -> menu Financeiro -> Impressão de boletos.

Como faço para mudar de polo ou curso?

Após efetuar a matrícula, o aluno poderá requerer na Secretaria Virtual a reopção de curso/polo/metodologia. Os pedidos de transferência serão avaliados e poderão ser deferidos ou indeferidos de acordo com os critérios estabelecidos pela UNIP. O aluno deve acompanhar, pelo site da UNIP EaD, os prazos de solicitação desse serviço.

Como eu verifico os prazos de solicitação de serviços?

O aluno pode consultar o calendário dos prazos da Secretaria em: http://www.unip.br/ead/servicos/prazos_secretaria
Orientações quanto aos serviços disponíveis podem ser consultadas em: http://www.unip.br/ead/Servicos/orientacao_solicitacao_servicos

O aluno de um curso presencial poderá solicitar transferência para um curso a distância ou vice-versa?

Sim. O curso credencia o aluno a solicitar transferência para qualquer instituição, devendo sempre observar as exigências desta.

Como faço para conseguir bolsa PROUNI?

Os candidatos que desejam ingressar nos cursos da UNIP EaD por meio do Programa Universidade para Todos – Prouni – devem acessar a página http://www.unip.br/ead/Servicos/prouni para obter informações detalhadas.

Como faço para saber a regência do PROUNI?

O estudante que tiver a concessão da bolsa deverá acessar o Manual do Bolsista através da página http://prouniportal.mec.gov.br/images/pdf/manual_bolsista_prouni.pdf
ou http://www.unip.br/ead/content/servicos/arquivos/prouni_manual_bolsista.pdf.

Como faço para conseguir bolsa FIES?

A UNIP EaD não oferta financiamento estudantil por meio do programa FIES.

Como eu faço para voltar a estudar depois do trancamento de matrícula ou abandono do curso?

O aluno que tiver interrompido seu curso por abandono ou trancamento pode solicitar seu retorno à Universidade via Secretaria Virtual, menu serviços, solicitando o serviço reabertura de matrícula, obedecendo os prazos estipulados pela secretaria. A solicitação é analisada pelo Coordenador do curso que indicará a série em que o aluno deverá ser matriculado. Se esta série não estiver sendo oferecida, o aluno deverá retornar no período letivo seguinte e fazer nova solicitação. O retorno aos estudos obrigará o aluno a cumprir o currículo vigente para a turma na qual está ingressando.
O aluno deverá acompanhar na Secretaria Virtual o deferimento de sua solicitação.

Como eu faço para voltar a estudar depois do cancelamento de matricula?

O aluno deverá prestar novo processo seletivo. Após a matrícula o aluno poderá solicitar dispensa de disciplinas já cursadas e aprovadas, se for o caso.

Como eu faço para obter a minha carteirinha escolar?

A primeira carteirinha é gratuita e é enviada ao polo de matrícula do aluno.

Posso usar as bibliotecas da instituição?

Sim, o aluno poderá realizar consultas nas bibliotecas da instituição, porém deverá portar a Carteirinha Escolar para se identificar na biblioteca desejada.

O que é uma disciplina de adaptação (AD)?

É a disciplina a ser cursada pelo aluno que ingressou por meio de transferência ou reabertura ou que teve sua grade curricular alterada. Essa disciplina é da série anterior a atual, porém que ainda não foi cursada pelo aluno.

O que são disciplinas de dependência (DP)?

É a disciplina que foi cursada, porém, o aluno foi reprovado.

O que é dispensa de disciplina?

O serviço de dispensa de disciplina destina-se a estudantes que cursaram disciplinas em outro curso superior e desejam dispensá-las do curso atual por aproveitamento de estudos, após analise do Coordenador do curso atual.

Como requisitar dispensa de disciplina?

O aluno que pretende solicitar o aproveitamento de disciplinas cursadas anteriormente deverá fazê-lo via Secretaria Virtual. O aluno deve acompanhar, pelo site da UNIP EaD, os prazos de solicitação desse serviço.

Como são cobradas as disciplinas de dependência, adaptação e dispensas?

O contrato do aluno detalha as regras de cobrança das disciplinas de dependência, adaptação e dispensa. Todos os contratos ficam disponíveis para consulta na Secretaria Virtual.

Após o término do curso terei acesso aos conteúdos e ambiente virtual?

Não. O ambiente virtual e conteúdos ficam disponíveis para o aluno enquanto estiver regularmente matriculado.

Consigo acessar o ambiente acadêmico se estiver com a matrícula trancada?

Não. O ambiente acadêmico fica disponível apenas para alunos regularmente matriculados.

Preciso solicitar meu diploma quando concluir meu curso?

Não. O diploma será confeccionado e registrado após a colação de grau.

Preciso solicitar a colação de grau após o término do curso?

Não. A colação de grau será realizada automaticamente após o fechamento das médias no término do curso.