Objetivos
A Física é uma ciência que se dedica a entender como o universo funciona por meio da análise dos princípios básicos de fenômenos naturais – tais como o comportamento de fluidos, eletricidade, magnetismo, energia, óptica, ondas e física moderna. O Curso Superior de Licenciatura em Física prepara o estudante para a docência no Ensino Fundamental e Médio. Durante a graduação, além da Física, o aluno adquirirá um amplo conhecimento de Matemática – ferramenta fundamental da Física Teórica. Será dada ênfase também no desenvolvimento da capacidade de criar, conduzir e interpretar Experimentos Científicos de maneira a aplicar a Física na compreensão de problemas concretos. O curso oferecerá aos futuros licenciados a formação Pedagógica necessária para o professor integrar diversas áreas da Ciência, utilizando teorias pedagógicas com enfoque na prática escolar. Com a excelente base nos conceitos fundamentais e modernos da física, o curso também fornecerá uma base sólida aos egressos que desejarem continuar sua formação em programas de Especialização, Mestrado e Doutorado, habilitando-os para pesquisa e para a Docência no Ensino Superior.
Mercado de Trabalho
O Licenciado em Física poderá atuar como professor no Ensino Médio e Fundamental. Também poderá atuar desenvolvendo materiais didáticos, experimentos físicos e softwares educacionais. Segundo os principais guias de profissão, a demanda por profissionais deste tipo é grande devido às inúmeras escolas públicas, particulares e cursos preparatórios para vestibular. Outras empresas contratam este tipo de profissional para o desenvolvimento tecnológico, devido ao raciocínio lógico adquirido ao longo do curso.
Atividades Principais
O futuro Licenciado em Física deverá estar habilitado a:
• Lecionar no Ensino Fundamental e Médio;
• Atender as necessidades de empresas e Institutos de Pesquisa;
• Utilizar conceitos Físicos e Matemáticos nas áreas de Tecnologia e Engenharia;
• Desenvolver materiais didáticos, como apostilas e livros;
• Atuar em empresas que fabricam softwares educativos e/ou experimentos.
Grade Curricular
Grade Curricular
DISCIPLINAS | CARGA HORÁRIA |
---|---|
Atividades Acadêmico-Científico-Culturais | 200 |
Atuação Junto ao Idoso – Optativa | 20 |
Cálculo Diferencial e Integral de Várias Variáveis | 60 |
Cálculo Diferencial e Integral de Funções de uma Variável | 90 |
Ciências Sociais | 30 |
Comunicação e Expressão | 30 |
Desenvolvimento Sustentável – Optativa | 20 |
Didática Específica – Física | 30 |
Didática Geral | 30 |
Direitos Humanos | 30 |
Educação Ambiental | 30 |
Eletricidade e Magnetismo | 90 |
Estágio Curricular Supervisionado | 400 |
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica | 30 |
Estudos Disciplinares | 60 |
Física Integrada | 30 |
Física Interdisciplinar | 30 |
Física Moderna | 90 |
Fluídos e Termodinâmica | 60 |
Geometria Analítica e Algebra Linear | 60 |
Gravitação | 30 |
História da Ciência | 30 |
Homem e Sociedade | 30 |
Informática | 60 |
Interpretação e Produção de Textos | 30 |
Introdução à Educação a Distância | 20 |
Lingua Brasileira de Sinais (Libras) | 30 |
Marketing Pessoal – Optativa | 20 |
Matemática | 90 |
Mecânica Clássica | 90 |
Metodologia do Trabalho Acadêmico | 30 |
Métodos de Pesquisa | 30 |
Monografia de Conclusão de Curso | 30 |
Noções de Física Nuclear | 90 |
Oscilações e Ondas | 90 |
Ótica | 60 |
Planejamento e Políticas Públicas da Educação | 30 |
Prática Como Componente Curricular | 400 |
Prática de Ensino: Integração Escola e Comunidade | 30 |
Prática de Ensino: Introdução a Docência | 30 |
Prática de Ensino: Observação e Projetos | 30 |
Prática de Ensino: Reflexões | 30 |
Prática de Ensino: Trajetória da Práxis | 30 |
Prática de Ensino: Vivência no Ambiente Educativo | 30 |
Probabilidade e Estatística | 60 |
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem | 30 |
Química Básica | 30 |
Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência – Optativa | 20 |
Tópicos de Atuação Profissional – Física | 30 |
Carga Horária Total | 2.900 horas |
Coordenadora: Cidade Universitária/Marginal Pinheiros: Thaís Cavalheri dos Santos
Observação: O detalhamento do PPC está à disposição nos polos de apoio presencial.
Processo Seletivo
Datas e horários da prova: A prova acontece conforme as datas e horários disponibilizados pelos polos de apoio presencial.
Local: Deverá ser realizada no polo de apoio presencial escolhido pelo candidato, com agendamento prévio. O candidato deverá comparecer ao local indicado com, pelo menos, meia hora de antecedência.
Duração: Mínima de uma hora e máxima de duas horas.
Resultado: Será divulgado em nosso site 48 horas após a realização da prova.
Taxa de inscrição: R$30,00.
Matrícula
Prazo e local: As matrículas dos candidatos classificados serão feitas pelo site www.unip.br/ead. O candidato convocado que não efetuar sua matrícula no prazo estipulado só poderá matricular-se posteriormente, a critério da UNIP, desde que haja vagas. A critério dos Conselhos Superiores da Universidade, a renovação da matrícula do aluno poderá ser determinada para um polo de apoio presencial diferente daquele frequentado no semestre anterior.
Documentação necessária:
No ato da matrícula, o candidato classificado deverá entregar na secretaria do polo de apoio presencial:
• Requerimento de Matrícula e Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, devidamente assinados;
• 1 (uma) foto 3 x 4 recente;
• 1 (uma) cópia autenticada e legível dos seguintes documentos:
• histórico escolar do ensino médio ou equivalente;
• certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente;
• certidão de nascimento ou casamento;
• cédula de identidade (com emissao de até 10 anos);
• título de eleitor;
• prova de quitação do serviço militar;
• cadastro de pessoa física (CPF) do aluno ou, se o aluno for menor de 18 anos, do pai (ou responsável);
• comprovante de residência.