Objetivos
O curso de Geografia da UNIP Interativa forma um profissional apto para a pesquisa acadêmica e para o ensino de conhecimentos específicos na área de Geografia. Para tanto, fornece o instrumental teórico e prático necessário à realização de pesquisas de cunho científico, informando sobre os diversos métodos de pesquisa existentes, preparando para o trabalho com os diferentes instrumentos de coleta e organização de dados, notadamente os cartográficos, que incluem leitura e confecção de cartas temáticas, bem como interpretação de fotografias aéreas e imagens de satélites. Prepara o profissional, também, para o desenvolvimento de pesquisas de campo, levantamentos e elaboração de diagnósticos e relatórios de pesquisa, tanto em órgãos do setor público quanto em instituições privadas e organizações da sociedade civil.
Ao profissional dessa área compete estudar o relevo, o clima, os solos, as vegetações, os sistemas hidrográficos de uma região ou país e as relações entre o meio natural e os grupos sociais, bem como saber proceder ao estabelecimento da relação de aspectos fundamentais da geografia econômica, da geografia política e da demografia com as importantes questões socioeconômicas de um país.
Os conhecimentos dessa área são de extrema importância nos ramos da estatística, geologia e engenharia, contribuindo, por exemplo, para o planejamento urbano, a construção de rodovias, a ocupação rural, a reforma agrária etc.
Na UNIP Interativa, o curso conta com um laboratório de História e Geografia que propicia um apoio constante às atividades desenvolvidas pelos professores, com vistas à aprendizagem de qualidade pelos alunos. Realiza, ainda, exposições, excursões, cursos extracurriculares e palestras como forma de enriquecimento do currículo.
Mercado de Trabalho
Atividades Principais
Magistério no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.
Planejamento urbano.
Criação de projetos de prevenção do impacto ambiental e preservação do meio ambiente.
Elaboração de mapas e cartas geográficas.
Investigação das questões sociais e econômicas de uma população.
Para o profissional habilitado em Geografia, o mercado de trabalho abrange escolas públicas e particulares, órgãos da administração pública e empresas estatais.
O geoprocessamento, que é a análise do território pelo computador, e a geografia ambiental são campos de trabalho em intenso crescimento.
Grade Curricular
Grade Curricular
DISCIPLINAS | CARGA HORÁRIA |
---|---|
Atividades Complementares | 200 |
Atuação Junto ao Idoso – Optativa | 20 |
Biogeografia/ Sociobiogeografia e Ambiente | 60 |
Biomas terrestres e sua dinâmica: Questão ambiental | 40 |
Cartografia Temática: Técnicas e Projeções | 60 |
Ciências Sociais | 40 |
Comunicação e Expressao | 40 |
Desenvolvimento Sustentável – Optativa | 20 |
Didática Específica – Geografia | 20 |
Didática Geral | 20 |
Direitos Humanos | 40 |
Educação Ambiental | 40 |
Elementos de Climatologia; Domínios e Paisagens Vegetais | 40 |
Elementos de Economia | 80 |
Estágio Curricular | 400 |
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica | 20 |
Estudos Cartográficos – Sistemas SIG, GPS , Aerofotos | 60 |
Estudos Demográficos (Censo, IDH, Gini, PEA, Migrações) | 60 |
Estudos Disciplinares | 80 |
Estudos Regionais do Brasil (Amazônia, NE, CO) | 80 |
Estudos Regionais do Brasil (SE, S,) | 80 |
Fundamentos de Geografia: Organização do Espaço e Conceitos | 80 |
Geografia do Turismo e Oceania | 40 |
Geografia dos Transportes, Logística e Intermodalidade | 60 |
Geografia Integrada | 40 |
Geografia Interdisciplinar | 40 |
Geologia, Geomorfologia, Relevo Terrestre e do Brasil | 60 |
Geopolítica, Regionalização e Integração | 60 |
História Moderna e Contemporânea | 60 |
Homem e Sociedade | 40 |
Interpretação e Produção de Textos | 40 |
Introdução à Educação a Distância | 20 |
Língua Brasileira de Sinais (Libras) | 20 |
Marketing Pessoal – Optativa | 20 |
Metodologia do Trabalho Acadêmico | 40 |
Métodos de Pesquisa | 40 |
Organização do Espaço: Estudos de Território e América | 60 |
Planejamento e Políticas Públicas de Educação | 20 |
Planejamento Urbano e o Espaço Rural | 40 |
Prática Como Componente Curricular | 400 |
Prática de Ensino: Integração Escola x Comunidade | 20 |
Prática de Ensino: Introdução a Docência | 20 |
Prática de Ensino: Observação e Projeto | 20 |
Prática de Ensino: Reflexões | 20 |
Prática de Ensino: Trajetória da Práxis | 20 |
Prática de Ensino: Vivência no Ambiente Educativo | 20 |
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem | 40 |
Recursos Naturais e Fontes de Energia | 80 |
Regionalização do Espaço Mundial: Europa/África/Ásia | 60 |
Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência – Optativa | 20 |
Tópicos de Atuação Profissional – Geografia | 40 |
Trabalho de Curso | 20 |
Carga Horária Total | 3.000 horas |
Coordenadora: Ivete Maria Soares Ramirez Ramirez
Observação: O detalhamento do PPC está à disposição nos polos de apoio presencial.
Processo Seletivo
Datas e horários da prova: A prova acontece conforme as datas e horários disponibilizados pelos polos de apoio presencial.
Local: Deverá ser realizada no polo de apoio presencial escolhido pelo candidato, com agendamento prévio. O candidato deverá comparecer ao local indicado com, pelo menos, meia hora de antecedência.
Duração: Mínima de uma hora e máxima de duas horas.
Resultado: Será divulgado em nosso site 48 horas após a realização da prova.
Taxa de inscrição: R$30,00.
Matrícula
Prazo e local: As matrículas dos candidatos classificados serão feitas pelo site www.unip.br/ead. O candidato convocado que não efetuar sua matrícula no prazo estipulado só poderá matricular-se posteriormente, a critério da UNIP, desde que haja vagas. A critério dos Conselhos Superiores da Universidade, a renovação da matrícula do aluno poderá ser determinada para um polo de apoio presencial diferente daquele frequentado no semestre anterior.
Documentação necessária:
No ato da matrícula, o candidato classificado deverá entregar na secretaria do polo de apoio presencial:
• Requerimento de Matrícula e Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, devidamente assinados;
• 1 (uma) foto 3 x 4 recente;
• 1 (uma) cópia autenticada e legível dos seguintes documentos:
• histórico escolar do ensino médio ou equivalente;
• certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente;
• certidão de nascimento ou casamento;
• cédula de identidade (com emissao de até 10 anos);
• título de eleitor;
• prova de quitação do serviço militar;
• cadastro de pessoa física (CPF) do aluno ou, se o aluno for menor de 18 anos, do pai (ou responsável);
• comprovante de residência.