
Objetivos
O Licenciado em Filosofia é o profissional que auxilia na formulação e na proposição de soluções de problemas nos diversos campos do conhecimento e, em especial, na educação, área em que colabora na formulação e na execução de projetos de desenvolvimento dos conteúdos curriculares, bem como na utilização de tecnologias da informação, da comunicação e de metodologias, estratégias e materiais de apoio inovadores. Além disso, ele contribui para desenvolver a consciência crítica no campo histórico e sociopolítico e colabora na interpretação de textos teóricos em diversas áreas do conhecimento, com base em conhecimentos da técnica hermenêutica e no aprimoramento das práticas investigativas. Estimula o desenvolvimento de hábitos de colaboração e de trabalho em equipe e a interpretação das questões referentes à significação da existência, da diversidade, da ciência e das produções culturais e artísticas. Tem também como competência a organização da aprendizagem como processo de construção de conhecimentos, habilidades, valores, interação com a realidade e com os demais indivíduos.
Mercado de Trabalho
O Licenciado em Filosofia poderá atuar como professor no Ensino Médio e Fundamental. Também poderá atuar desenvolvendo materiais didáticos e educacionais. Segundo os principais guias de profissão, a demanda por profissionais desse tipo é grande devido às inúmeras escolas públicas, particulares e cursos preparatórios para vestibular. Os profissionais também poderão buscar especialização em atividades religiosas, como ingresso em seminários ou estudos teológicos e da Bíblia. Poderão também seguir carreira acadêmica em programas de Mestrado e Doutorado, habilitando-os para a pesquisa e para a docência no Ensino Superior.
Atividades Principais
O futuro Licenciado em Filosofia estará habilitado a:
• Lecionar no Ensino Fundamental e Médio;
• Atender as necessidades de empresas e Institutos de Pesquisa;
• Utilizar conceitos do conhecimento filosófico para ingressar na formação religiosa cristã;
• Desenvolver materiais didáticos, como apostilas e livros;
• Seguir carreira de Docência no Ensino Superior.
Grade Curricular
DISCIPLINAS | CARGA HORÁRIA SEMESTRAL |
---|---|
A Ética em Espinosa | 60 |
Atividades Complementares | 200 |
Ciências Sociais | 30 |
Comunicação e Expressão | 30 |
Descartes e a Filosofia Moderna | 60 |
Didática Específica – Filosofia em sala de aula | 30 |
Didática Geral | 30 |
Direitos Humanos | 30 |
Dualismo religioso | 60 |
Educação Ambiental | 30 |
Empirismo Moderno | 60 |
Escolástica Cristã | 30 |
Estágio Curricular | 400 |
Estética | 60 |
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica | 30 |
Estudos Disciplinares | 60 |
Fenomenologia e Existencialismo | 60 |
Filosofa Antiga Aristóteles | 60 |
Filosofia Antiga | 60 |
Filosofia da Linguagem | 60 |
Filosofia da Religião | 60 |
Filosofia Integrada | 30 |
Filosofia Interdisciplinar | 30 |
História do Pensamento Filosófico | 60 |
Homem e Sociedade | 30 |
Idealismo | 60 |
Interpretação e Produção de Textos | 30 |
Introdução à Educação a Distância | 20 |
Introdução à Filosofia da Ciência | 60 |
Kant | 60 |
Língua Brasileira de Sinais | 30 |
Maquiavel Povo e Governo do Povo | 60 |
Materialismo e Marxismo | 60 |
Metodologia do Trabalho Acadêmico | 30 |
Métodos de Pesquisa | 30 |
Optativa | 20 |
Planejamento e Políticas Públicas de Educação | 30 |
Prática de Ensino: Integração Escola-Comunidade | 30 |
Prática de Ensino: Introdução à Docência | 30 |
Prática de Ensino: Observação e Projeto | 30 |
Prática de Ensino: Reflexões | 30 |
Prática de Ensino: Trajetória da Práxis | 30 |
Prática de Ensino: Vivência no Ambiente Educativo | 30 |
Práticas como Componente curricular | 400 |
Pré-Socráticos | 60 |
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem | 30 |
Rousseau e o Contrato Social | 30 |
Teoria do Conhecimento | 60 |
Trabalho de Curso | 30 |
Carga Horária Total | 2.930 horas |
Coordenador: Renato Bulcão
Observação: O detalhamento do PPC está à disposição nos polos de apoio presencial.
Processo Seletivo
Datas e horários da prova: A prova acontece conforme as datas e horários disponibilizados pelos polos de apoio presencial.
Local: Deverá ser realizada no polo de apoio presencial escolhido pelo candidato, com agendamento prévio. O candidato deverá comparecer ao local indicado com, pelo menos, meia hora de antecedência.
Duração: Mínima de uma hora e máxima de duas horas.
Resultado: Será divulgado em nosso site 48 horas após a realização da prova.
Taxa de inscrição: R$30,00.
Matrícula
Prazo e local: As matrículas dos candidatos classificados serão feitas pelo site www.unip.br/ead. O candidato convocado que não efetuar sua matrícula no prazo estipulado só poderá matricular-se posteriormente, a critério da UNIP, desde que haja vagas. A critério dos Conselhos Superiores da Universidade, a renovação da matrícula do aluno poderá ser determinada para um polo de apoio presencial diferente daquele frequentado no semestre anterior.
Documentação necessária:
No ato da matrícula, o candidato classificado deverá entregar na secretaria do polo de apoio presencial:
• Requerimento de Matrícula e Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, devidamente assinados;
• 1 (uma) foto 3 x 4 recente;
• 1 (uma) cópia autenticada e legível dos seguintes documentos:
• histórico escolar do ensino médio ou equivalente;
• certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente;
• certidão de nascimento ou casamento;
• cédula de identidade (com emissao de até 10 anos);
• título de eleitor;
• prova de quitação do serviço militar;
• cadastro de pessoa física (CPF) do aluno ou, se o aluno for menor de 18 anos, do pai (ou responsável);
• comprovante de residência.