comercio_exterior

Objetivos

O Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior tem como objetivo desenvolver competências associadas aos processos de despachos de Importação e Exportação, análise de câmbio, legislação aduaneira, direitos de navegação, seguro no comércio internacional e marketing internacional, criando possibilidades de atuação em empresas da área, tanto públicas como privadas.

Mercado de Trabalho

Atividades Principais

• Preparar e iniciar o processo de importação/exportação;
• avaliar capacidades importadoras/exportadoras;
• analisar e interpretar publicações especializadas em comércio exterior;
• pesquisar e definir plano de ação internacional;
• diagnosticar vantagens e desvantagens da importação/exportação;
• analisar o mercado a fim de definir as melhores possibilidades de importação/exportação;
• identificar informações de clientes ou fornecedores do exterior;
• analisar e definir meios de transporte mais favoráveis.

Mercado de Trabalho

• Gerente de Importação e Exportação
• Analista de Importação e Exportação
• Analista de Câmbio
• Gerente/Consultor/Analista/Supervisor em Câmaras de Comércio e Órgãos Governamentais

Grade Curricular

Processo Seletivo

Grade Curricular

DISCIPLINASCARGA HORÁRIA
Atividades Complementares120
Atuação Junto ao Idoso (Optativa)20
Comunicação Empresarial60
Contabilidade60
Desenvolvimento Sustentável30
Dinâmica das Relações Interpessoais30
Direito na Navegação60
Direitos Humanos (Optativa)20
Economia e Mercado60
Educação Ambiental (Optativa)20
Estatística Aplicada30
Estudos Disciplinares120
Ética e Legislação: Trabalhista e Empresarial60
Fundamentos de Administração60
Geomarketing60
Introdução à Educação a Distância20
Legislação Aduaneira60
Licitações Internacionais60
Lingua Brasileira de Sinais (Optativa)20
Logística Para Importação e Exportação60
Marketing60
Marketing Pessoal (Optativa)20
Matemática Aplicada30
Matemática Financeira30
Negócios Internacionais60
Planejamento Estratégico60
Plano de Negócio30
Projeto Integrado Multidisciplinar400
Recursos Materiais e Patrimoniais60
Relações Étnico-Raciais e Afrodescendencia (Optativa)20
Sistemas de Informação para Comércio Exterior30
Sistemática de Importação e Exportação60
Técnicas de Informática30
Teoria e Prática Cambial60
Carga Horária Total1.880 horas

Coordenadora: Lérida Malagueta

Observação: O detalhamento do PPC está à disposição nos polos de apoio presencial.

Processo Seletivo

Datas e horários da prova: A prova acontece conforme as datas e horários disponibilizados pelos polos de apoio presencial.
Local: Deverá ser realizada no polo de apoio presencial escolhido pelo candidato, com agendamento prévio. O candidato deverá comparecer ao local indicado com, pelo menos, meia hora de antecedência.
Duração: Mínima de uma hora e máxima de duas horas.
Resultado: Será divulgado em nosso site 48 horas após a realização da prova.
Taxa de inscrição: R$30,00.

Matrícula

Prazo e local: As matrículas dos candidatos classificados serão feitas pelo site www.unip.br/ead. O candidato convocado que não efetuar sua matrícula no prazo estipulado só poderá matricular-se posteriormente, a critério da UNIP, desde que haja vagas. A critério dos Conselhos Superiores da Universidade, a renovação da matrícula do aluno poderá ser determinada para um polo de apoio presencial diferente daquele frequentado no semestre anterior.

Documentação necessária:
No ato da matrícula, o candidato classificado deverá entregar na secretaria do polo de apoio presencial:
• Requerimento de Matrícula e Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, devidamente assinados;
• 1 (uma) foto 3 x 4 recente;
• 1 (uma) cópia autenticada e legível dos seguintes documentos:

• histórico escolar do ensino médio ou equivalente;
• certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente;
• certidão de nascimento ou casamento;
• cédula de identidade (com emissao de até 10 anos);
• título de eleitor;
• prova de quitação do serviço militar;
• cadastro de pessoa física (CPF) do aluno ou, se o aluno for menor de 18 anos, do pai (ou responsável);
• comprovante de residência.